Como acabar com as pulgas do cachorro

Muita gente tem cachorros e gatos em casa e adora seus bichinhos a ponto de dormir acompanhado dos animais de estimação,assistir televisão lado a lado com eles no sofá e rolar pelo carpete brincando com os filhos de 4 patas.
O que torna um grande problema caso o animalzinho tenha uma infestação de pulgas já que lugares como frestas do assoalho, tapetes, carpetes sofás e cortinas são ideais para a proliferação de pulgas.e muitas vezes um bichinho começa a ter pulgas e seu dono não consegue entende de onde essas pragas vieram, de fato nenhum cão ou gato esta livre de ter pulgas já que por mais que ele seja banhado frequentemente, sempre corre o risco de brincar no parque durante um passeio e pegar pulgas ou mesmo na varanda do apartamento caso uma pomba ou passarinho pouse perto do animal.
Um casal de pulgas é capaz de produzir mais de 500 outras pulgas num período de 3 meses, sem contar ovos, larvas, casulos e pupas.
Venenos e compostos químicos só atingem as pulgas adultas, ou seja, mesmo que estas sejam eliminadas, mais de 90% da população de pulgas ficará viva para se tornar adulta e se reproduzir, além desses venenos e químicos poderem fazer mal a um filhote ou animal de pequeno porte.
É preciso ficar de olho em seu animal de estimação, pois é muito mais fácil eliminar uma infestação de pulgas quando ela esta no começo, já que cada pulga adulta encontrada representa dezenas de ovos e filhotes de pulga pelo ambiente em que o animal vive.
Coleiras antipulgas não servem para eliminar pulgas e não ajudam em nada se o cachorro ou gato já estiverem com pulgas, já que a coleira antipulgas só as mantem afastadas, depois que você conseguir livrar sua casa e seu animalzinho das terríveis pulgas, então valerá apena investir em coleiras antipulgas
Em geral cachorros e gatos não se coçam a menos que precisem de banho ou estejam com pulgas, caso seu cachorro comece a se coçar, o melhor a fazer é lhe dar um belo banho, com direito a shampoo ou sabonete anti parasitas, lave bem o pescoço do bichinho para que as pulgas não pulem para a cabeça, lave todos os cobertores do animal e seus brinquedos e utensílios. Não se esqueça da casinha, se puder garantir que seu cachorro ou gato não vai chegar nem perto de sua casinha ou acessórios, passe uma boa dose de inseticida liquido ou em spray e deixe secar.


Agora é hora de dar uma bela limpeza em sua casa, já que larvas e ovos de pulgas podem estar escondidos em qualquer lugar com um pouco de umidade e poeira.
Coloque toda roupa de cama da casa para lavar, de preferencia com uma dose de produtos como liso forme que servem como desinfetantes para roupas, se tiver piso em sua casa, varra muito bem e passe um pano com cloro ou se puder evitar que crianças e o próprio cachorro circule pelo ambiente que esta sendo limpo use o próprio inseticida, diluído em água ou em borrifadores.
Caso o quintal tenha grama, corte-a e procure deixa-la sempre baixa.
 Se tiver aspirador de pó, coloque um pouco de anti pulgas em pó no saco coletor e aspire o sofá, com atenção especial aos cantos e costuras, onde ovos de pulga costumam ficar abrigados, aspire também os tapetes e carpetes, caso se animal seja bem peludinho e esteja acostumado com secadores de cabelo você também pode tentar aspira-lo, desde que ele esteja seco e é claro que isso depende muito do temperamento do cachorro. Em gatos acho que é quase impossível.
Como ainda assim você corre o risco de ter eliminado apenas as pulgas adultas e ainda sobrarem alguns ovos ou larvas de pulgas pela casa e no animal, é bom tomar algumas medidas preventivas e manter a atenção na limpeza do ambiente e do animal.
Existem alguma receitas caseiras que podem ajudar a manter as pulgas afastadas de seu cachorro ou gato e eliminar as que ainda existiram sem prejudicar a saúde de sua família ou animais por causa de excesso de venenos.
Você pode fazer uma especie de chá com dois copos de alecrim fervidos em dois copos de água por 20 minutos, coe a mistura e dilua em um balde grande (20 litros) de água quente ( temperatura de banho do seu cão) molhe bastante  o seu animal nessa solução e o deixe secar naturalmente, mas apenas faça isso em dias quentes para não prejudicar a saúde de seu animal.
Também é possivel ferver 500 ml de água com um pacote de cravos de índia, durante 20 minutos, depois coloque em um borrifador e  borrife no animal e em seus panos e casinha e na coleira também, não precisa  encharcar o animal, só umedecer.
Também é possivel fazer uma solução com 2 xicaras de água e 1 limão cortado em rodelas, deixe ferver, tampe e deixe descansar por 1 noite, borrife nos ambientes em que o animal mais gosta ou costuma ficar, só tome cuidado pois esta solução pode manchar, não borrife no animal pois pode deixa-lo irritado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olga Benario Prestes.

Como amenizar cólicas menstruais

Como tratar queimaduras de sol ou insolação.